Mensagem de Yule de 2022

Mensagem a partir do trono real, de Sua Majestade o Rei Bjorn IV Nyttland por ocasião das festas do Yule de 2022.

Em primeiro lugar quero deixar minhas saudações a todas aquelas pessoas que escolheram a Escandinávia como espaço de convivência micronacional, e saudar também os povos e os governos de todas as micronações com as quais mantemos as mais prósperas relações de amizade.

É verdade que todas as religiões organizadas e muitas das grandes culturas possuem em seus calendários um momento de renovação, uma época propícia para olhar para trás e fazer uma avaliação do caminho seguido, antes de rumar para novos desafios. Na tradição micronacional nórdica, este período é o Jól ou Yule, um festival que dura 10 dias, com início na noite do dia 21 de dezembro, com o tradicional banquete de Yule, e término no primeiro dia de janeiro.

Neste ano, ficou bastante evidente a diminuição da atividade micronacional em relação ao ano de 2021, fato que não aconteceu apenas no Reino do Norte, mas na grande maioria dos projetos micronacionais lusófonos, e que tem explicação na retomada das atividades macronacionais, outrora suspensas em função da pandemia. Mesmo assim, a Escandinávia manteve a sua atividade doméstica ativa e continuou atenta ao cenário internacional, buscando contribuir com seus aliados próximos e também com as instituições multilaterais mais relevantes das quais faz parte.

Do ponto de vista da experiência pessoal, tive a alegria de casar meu filho, o Príncipe Hugin, com uma dama da mais alta estirpe, a Princesa Maria Carolina da França, filha de uma das primeiras amizades que construí no micromundo, a Princesa Elizabeth da França, por quem mantenho grande apreço. O casamento simboliza um novo tempo de amizade e de boa-vontade.

Também foi um ano marcado pela chegada de novos micronacionais, os quais já começam a ocupar seus espaços na dinâmica do Reino, e prometem desenvolver novos projetos e dar cara nova a outros projetos mais antigos. Alguns desses neófitos decidiram se organizar entre si e fazer ressurgir a Alta Casa Lodbrok, uma das mais tradicionais famílias nórdicas que estava desativada. Quero reafirmar a alegria de poder conviver com cada um de vocês no hobby micronacional e reforçar nossas boas-vindas.

Renovo o meu compromisso pessoal com o crescimento e a glória do Reino MIcronacional da Escandinávia, na certeza de que a única maneira de viver a experiência do micronacionalismo de forma plena e digna é seguir as boas práticas micronacionais, dando sempre o melhor de mim, com lealdade e visão de longo prazo.

Agradeço, por fim, o apoio que cada um de vocês, nórdicos ou não, deram ao nosso projeto micronacional coletivo. Em especial aos meus irmãos, o Duque da Skânia e o Barão da Karélia, e aos meus filhos, Príncipe Viktor e Príncipe Hugin, que estão sempre mais próximos da Coroa.

Àqueles nossos aliados no estrangeiro, os quais não seguem as nossas tradições, em especial nossos amigos na Alemanha, em Bauru e São Vicente, na Escorvânia, na Espanha, na França, na Grande Albion, na Itália, no Manso, e no Vaticano, nossa mensagem ecumênica de paz e de bem!

Que o Yule faça mais forte a luz que existe dentro de cada um de nós.

Na Sala do Trono do Palácio dos Bravos, no dia 21 de dezembro de 2022, quarto de nosso reinado.

Sua Majestade

O Rei Bjorn IV Nyttland

Rei dos Nórdicos, Duque da Livônia e Protetor do Norte

Você pode gostar...