Armorial Nórdico

Armorial Oficial Nórdico

O Armorial Oficial Nórdico é o conjunto heráldico e vexilológico do Reino da Escandinávia, ou seja, os escudos heráldicos, selos e bandeiras que representam a tradição, a glória e a soberania micronacional da Escandinávia.

A Bandeira Nórdica

Construída na proporção 2:3, a bandeira nórdica traz a tradicional cruz nórdica em azul com fundo branco, deitada sobre o campo amarelo que representa a união dos povos vikings.

O escudo heráldico simples

O escudo simples do Reino da Escandinávia, sendo em azure com uma árvore arrancada de argento folhada de ouro, ela é a Yggdrasil símbolo da Alta Casa de Nyttland, carregada no caule por três coroas em pala de ouro e realçada de azure, representam a unificação dos reinos que formam a Escandinávia.

O pequeno escudo não costuma aparecer sozinho, no brasionamento nórdico ele tradicionalmento está acompanhado pelo elmo e paquife, ou pelo pedestal e suportes, conforme a ocasião para chancelar os documentos e comunicações simples, além das leis, dos protocolos e dos atos. elmo de ouro forrado de púrpura voltado à fronte coroado com a Coroa dos Nórdicos e paquifes em ouro e azure, que são as cores da realeza nórdica.

As pequenas armas

As pequenas armas nórdicas são comumente apresentadas em duas versões, com usos distintintos:

Na primeira versão, o escudo vem ornado com o elmo de ouro forrado de gules voltado à fronte coroado com a Coroa dos Nórdicos e timbrado por uma árvore arrancada à sua cor, e paquife em ouro e azure, que são as cores da realeza nórdica e pelo Grão-Colar da Mais Nobre Ordem do Martelo dos Nórdicos. Esta versão é utilizada para timbrar a papelaria oficial de uso doméstico, além das leias, protocolos e atos.

A segunda versão das pequenas armas é tomada como Brasão Oficial do Reino da Escandinávia, traz o escudo heráldico ornado pela Coroa dos Nórdicos, paquife e Grande Colar, sustento pelos leões que representam a Noruega (dextra) e a Suécia (sinistra).

O Brasão Oficial é largamente utilizado como o mais comum símbolo da Escandinávia, está presente em documentos internacionais e outros de grande importância.

As médias armas

As médias armas trazem o escudo esquartelado, sendo o primeiro quartel de azure com três coroas de ouro, duas acima e uma abaixo, representando o Reino da Suécia. O segundo quartel de gules com um leão coroado rampante de ouro levando um machado de argento o qual representa o Reino da Noruega. O terceiro quartel de gules com um leão coroado rampante de ouro, armado e linguado de gules, seu braço direito enluvado segura uma espada erguida, enquanto pisoteia um sabre curvo, simboliza o Principado da Finlândia. O quarto quartel de ouro com três leões passantes e guardantes de azure, um sobre o outro acompanhados por nove folhas de lírio-d´água (seeblatt) de gules, representando o Reino da Dinamarca. Sobreposto está o pequeno escudo nórdico. O escudo está ornado pelos Grão-Colar da Ordem do Martelo dos Nórdicos e pelas medalhas da Ordem da Lança e da Ordem Militar da Espada e o manto real dos nórdicos.

As médias armas são utilizadas exclusivamente pela Coroa dos Nórdicos.

As grandes armas

As grandes armas são as mais especiais e utilizadas exclusivamente em documentos de grande importância simbólica, em especial as cartas nobiliárquicas.

%d blogueiros gostam disto: