Mensagem de Jól de 2023

Mensagem a partir do Trono Real, de Sua Majestade o Rei Bjorn IV Nyttland por ocasião das festas do Jól de 2023.

Estamos aqui no Grande Salão do Retiro dos Guerreiros, em Estocolmo, aos pés da árvore que representa a Yggdrasil de nossos antepassados, onde, logo mais, receberemos os mais valorosos membros das mais Altas Casas da Escandinávia para o tradicional Jantar do Jól.

A rica cultura micronacional nórdica, a qual temos a honra e a satisfação de modelar, é marcada por dois grandes festivais, o primeiro realizado no verão, é o Midsommar, e o segundo, no inverno, é o Jól, também chamado de Yule em muitas partes das terras nórdicas. O Festival do Jól começa na noite do solstício de inverno e dura dez dias, terminando no segundo dia do novo ano. É um período de temperaturas muito baixas no norte micronacional, quando nos recolhemos em nossas casas com o objetivo de passar mais tempo com nossas famílias e com nossos amigos mais íntimos.

O Jól marca também o final do ciclo do ano, por isso, é também momento de avaliação, reflexão e agradecimento.

Embalado pelo espírito do Jól que aquece os nossos corações, quero agradecer de maneira muito sincera a todos aqueles que ajudaram a construir o Reino Micronacional da Escandinávia ao longo de 2023, cada um a seu modo e cada um a seu tempo. Nunca me canso de reforçar que este projeto micronacional do qual fazemos parte e que teve origem coletiva, continua sendo coletivo, e meu papel como Rei é apenas simbólico, pois cada um de nós é a própria Escandinávia.

Em especial, é justo destacar a atuação de meus dois filhos:

O Príncipe Viktor, Duque da Ostrogócia, que divide seu tempo escasso com a Coroa Imperial de Deltária, e mesmo assim tem um papel central na discussão dos grandes temas que permeiam o política nórdica, e na manutenção do modelismo militar em nosso reino.

O Príncipe Hugin, Duque da Vertegócia, tornou-se meu braço direito, interlocutor de primeira hora e pilar de grande importância na estrutura de nosso projeto coletivo. Este ano deixou o posto de Mestre da Ordem da Livônia para capitanear o Governo do Reino da Escandinávia, como Chanceler.

A vocês dois, levanto a minha taça em honra e agradecimento.

Destaco também a chegada de meu primeiro neto, Karl Huginson, filho primogênito da Princesa Maria Carolina, a Condessa de Bohuslän, e do Príncipe Hugin. Sua chegada nos enche de orgulho e esperança na continuidade e no fortalecimento de nosso projeto micronacional coletivo. Seja bem-vindo!

Também muito me alegra a presença da Princesa Elizabeth, dileta amiga e sogra de meu filho, que tem adotado a Escandinávia como seu lar micronacional.

Quero, ainda, mencionar o ressurgimento da Alta Casa Lodbrok, restituída no final do ano passado pelo Segundo Senhor de Ydallir e seus filhos.

Por fim, deixo nossos mais sinceros agradecimento e votos de paz e bem a outros importantes membros de nossa aristocracia, em especial os meus irmãos o Duque da Skânia e o Barão da Karélia, e o distinto senhor da Alta Casa Batland, uma das mais tradicionais e influentes Casas Nobres da Escandinávia, o Conde de Vikin.

Desejo, do fundo de meu coração, celebrar o Jól com cada um de vocês, meus amigos e companheiros micronacionais que ajudam a construir, tijolo por tijolo, a grandeza e o orgulho do Reino Micronacional da Escandinávia.

Àqueles nossos aliados no estrangeiro, os quais não seguem as nossas tradições, em especial nossos amigos na Alemanha, em Bauru e São Vicente, na Escorvânia, na Espanha, na Grande Albion, na Itália, no Manso, na Normandia e no Vaticano, nossa mensagem ecumênica de paz e de bem!

Que o Yule faça mais forte a luz que existe dentro de cada um de nós.

Na Grande Salão do Palácio do Retiro dos Guerreiros, no dia 22 de dezembro de 2023, quarto de nosso reinado.

Sua Majestade

O Rei Bjorn IV Nyttland

Rei dos Nórdicos, Duque da Livônia e Protetor do Norte

Você pode gostar...