Édito Nº 05/19 – Que cria a Casa do Nobreza

Reino da Suécia e Noruega
COROA

Édito Nº 05/19 – Que cria a Casa da Nobreza.

Nós, Björn IV Nyttland, Rei dos Nórdicos, Rei da Suécia e Noruega, Príncipe Soberano de Terranova, Senhor Soberano de Aland, de Markland, de Vinland e das Ilhas Shetland, Cavaleiro Soberano da Ordem do Martelo dos Nórdicos e Protetor do Norte, no exercício de nossas prerrogativas reais resolvemos e declaramos que cumpram e façam cumprir o seguinte:

ÉDITO

1. Cria a Casa do Nobreza (Riddarhuset), como departamento vinculado à Coroa e responsável pelas questões que envolvem a aristocracia e a heráldica nórdica, sobretudo:

1.1. a definição e o cumprimento do protocolo aristocrático;

1.2. o registro dos membros da aristocracia;

1.3. a estruturação e o cumprimento das regras que definem a tradição heráldica da Escandinávia;

1.4. o registro histórico da arte heráldica, dos nomes e dos feitos da aristocracia nórdica;

1.5. a defesa dos interesses e dos privilégios da nobreza.

2. Cria o cargo de Senescal Real, responsável direto pela alta direção da Casa da Nobreza e pela guarda da tradição heráldica do Reino.

2.1. Nos momentos de vacância do cargo de Senescal Real, cabe o cumprimento de suas funções ao Rei.

3. A Casa da Nobreza será formada pelo:

3.1. Pavilhão dos Grandes Nomes, cuja função será o registro histórico da arte heráldica, dos nomes e dos feitos da nobreza, além do resgate da memória aristocrática nórdica;

3.2. Atelier Heráldico, cuja atribuição será a compilação das regras da tradição heráldica e a garantia de seu cumprimento nas armas públicas e privadas nórdicas, assim como pela criação das artes heráldicas públicas do Reino.

Vale este documento a partir da data de sua publicação.

Dado no Hall do Estado do Palácio Real, na cidade de Estocolmo, capital do Reino da Escandinávia, aos 12 dias do mês de julho de 2019.

Sua Majestade O Rei

Bjorn IV Nyttland

Rei dos Nórdicos

Você pode gostar...